sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

" A VIDA LÁ FORA"

A mostra "A vida lá fora: O cinema de Jean Renoir" chega ao Centro Cultural Banco do Brasil Brasília de 15 de fevereiro e 13 de março de 2017. A obra de Jean Renoir ganha quatro semanas de uma rica programação sob curadoria de Júlio Bezerra.

Trata-se da preciosa oportunidade de conferir uma retrospectiva dedicada, não somente a exibir as grandes obras deste cineasta superlativo, mas interessada também em ampliar e promover a discussão em torno do cinema de Jean Renoir.

O público vai conferir trinta filmes dirigidos pelo cineasta e mais dois documentários sobre sua vida e obra. Dezesseis títulos serão exibidos em película (35mm) e o restante dos filmes varia entre os formatos de DVD e Blu-Ray.

A mostra ainda conta com um catálogo, a realização de um debate com tradução em Libras e entrada gratuita, uma sessão para cegos e surdos e um curso intensivo gratuito em cada uma das praças do Centro Cultural Banco do Brasil, a saber: CCBB São Paulo (01 a 27 de fevereiro), Brasília (15/02 a 13/03) e Rio de Janeiro (01 a 27 de março).

"O maior cineasta do mundo? Pra mim, ele é francês e se chama Jean Renoir". Declarou ninguém menos que Charles Chaplin. Filho do pintor Auguste Renoir, Jean imprimiu uma sensibilidade visual e um apreço pela vida, tal como ela é vivida, digna de seu pai.

“Detentor de uma enorme variedade de aventuras cinematográficas, entre os primeiros experimentos com a vanguarda, os grandes e os pequenos orçamentos, entre o realismo, o cinema moderno e Hollywood. Sua carreira é tão longa e variada, estabelece um leque tão amplo de inovações estético-narrativas, impõe tamanhos desafios críticos-analíticos.” Revela o curador Júlio Bezerra. “Sem Renoir, o cinema teria sido outra coisa. Filho do pintor Auguste Renoir, Jean namorou com a vanguarda e com a indústria, passou por Hollywood e filmou na Índia. Teve pequenos e grandes orçamentos, conheceu o sucesso, o fracasso e a desgraça.” Conta o curador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário