segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ABUSO NO USO DA WEB NA INFÂNCIA


A internet é sem dúvida uma das maiores e mais importantes ferramentas da vida cotidiana. Com os novos tempos e a evolução da tecnologia, mudamos nossa rotina e também a forma com que encaramos o mundo. Preocupada com o ingresso dos pequenos na web, a Sociedade Brasileira de Pediatra lançou uma cartilha alertando sobre como as crianças devem lidar com a internet, trazendo dicas práticas para os pais controlarem o contato deles com o mundo virtual. É a primeira vez que é lançado esta espécie de guia no Brasil, destinado ainda para profissionais que atuem diretamente com meninos e meninas. O conteúdo está disponível gratuitamente em http://www.sbp.com.br/src/uploads/2016/11/19166d-MOrient-Saude-Crian-e-Adolesc.pdf.
Estudos recentes apontam que as alterações causadas no cérebro pelo exacerbo na utilização da web são similares aos efeitos de drogas químicas, como cocaína e álcool. Mesmo a dependência sendo comportamental, ela causa o mesmo desgaste nas pontas dos neurônios, assim como as drogas. As crianças, por estarem ainda estruturando sua formação, são mais suscetíveis ao problema. Pesquisa realizada pela Public Health England, órgão de saúde do Reino Unido, mostrou que as que passam grande quantidade de tempo navegando na internet tendem a desenvolver algum distúrbio mental, segundo os estudos a exposição à rede por mais de quatro horas diárias representa um grande risco a saúde psíquica dos pequenos. Entre os sintomas estão: sensação de solidão, ansiedade, depressão, baixa autoestima e agressividade exagerada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário