Queijos franceses
Queijo CamembertO Camembert é um queijo francês macio e cremoso. Seu nome vem da vila de Camembert. Quando fresco, tende a ser esfarelento e é relativamente duro, porém caracteristicamente amadurece e fica com sabor forte quando envelhece.
Queijo BrieO Brie é um queijo macio feito de leite de vaca. Seu nome vêm da província da França chamada Brie, da qual é originário. Tem cor pálida, é bem macio e com sabor forte.
Queijo RoquefortO Roquefort é um queijo do sul da França de sabor forte feito de leite de ovelha. É branco, esfarelento e levemente úmido, com veios característicos de matriz azul. Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico. Roquefort não tem casca, e seu exterior é comestível e levemente salgado.
Queijos ingleses
Queijo CheddarO Cheddar é um queijo amarelo pálido, com sabor pronunciado, originário da vila inglesa de mesmo nome.
Queijo CottageO queijo Cottage é uma coalhada de queijo com sabor suave. Ele é drenado, mas não prensado, então fica algum soro de leite.
Queijos Holandeses
Queijo EdamO Edam é um queijo holandês que é tradicionalmente vendido como esfera com interior amarelo claro e camada vermelha ou amarela.
Queijo GoudaO queijo Gouda é feito de leite de vaca que é cultivado e esquentado até que a coalhada separe-se do soro.
Queijos suíços
Queijo EmmentalO Emmental é um queijo amarelo, duro e com grandes buracos característicos. Ele tem um sabor picante mas não muito forte. Geralmente é conhecido apenas como queijo suíço.
Queijo GruyèreO queijo Gruyère é amarelo e feito de leite de vaca. O nome vem da cidade de Gruyères na Suíça. Ele é duro, levemente salgado e picante. Quando totalmente maturado (três a doze meses) tende a ter pequenos buracos.
Queijos italianos
Queijo Gorgonzola
O Gorgonzola é um queijo da Itália com riscos azuis, feito de leite de vaca. Ele pode ser firme ou amanteigado, esfarelento e bem salgado.
O Gorgonzola é um queijo da Itália com riscos azuis, feito de leite de vaca. Ele pode ser firme ou amanteigado, esfarelento e bem salgado.
Queijo MussarelaA Mussarela é um queijo fresco italiano feito de leite de búfala ou de vaca.
Queijo ParmesãoO parmesão é feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade.
Queijo ProvoloneO provolone é um queijo de leite integral de vaca com uma pele macia. Ele é produzido principalmente nas regiões da Itália da Lombardia e Veneto.
Queijo RicotaO Ricota é um queijo italiano feito do soro resultante da fabricação de queijos como mussarela e provolone. Tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve.
Queijos brasileirosOs queijos do Brasil incluem: Queijo de Minas, Prato, Catupiri e Requeijão.
Como guardar
Prefira comprar formas inteiras ou pedaços maiores. Corte um pedaço suficiente para consumo de dois ou três dias e guarde-o numa queijeira ou qualquer recipiente com tampa. O restante, que será consumido depois de três dias, guarde na geladeira. Se mantiver tudo na geladeira, corte o pedaço que será consumido e deixe-o fora da geladeira de preferência 60 minutos (mínimo 30), antes de servir. Não sirva queijo gelado.
Como servir
Os queijos devem ser servidos sem embalagem. Não corte os queijos muito tempo antes de servir, para evitar que eles ressequem e percam qualidade. Não lhes retire a casca.
Como cortar
O modo de cortar é importante no momento de servir porque os queijos tem diferenças entre sua parte mais central e as partes próximas da casca. A maneira de cortar tem base numa regra de etiqueta: procurar que cada convidado receba pedaços iguais, ou seja, que cada um receba a mesma parcela de parte central e de parte externa que outro receberá. De uma maneira geral, isso se consegue fracionando em formato de cunhas ou de triângulos, cujo lados sejam os raios de um círculo.
Queijos cilíndricos altos e grandes ou baixos
Como Gruyère, Itálico e Gouda devem ser partidos em cunhas (triângulos), partindo do centro. A seguir, pode-se fatiar cada cunha em quatro partes.
Para os queijos cilíndricos baixos, como o Brie, vale a mesma regra.
Para os queijos cilíndricos baixos, como o Brie, vale a mesma regra.
Queijos cilíndricos horizontais
Os queijos cilíndricos horizontais, como o Provolone, devem ser partidos em fatias e, a seguir, em cunhas, partindo do centro de cada fatia.
Queijos pequenos
Queijos pequenos, de formato cilíndrico, como o Minas Light e o Camembert devem ser partidos em até oito fatias triangulares. Os queijos com menos de 100 g devem ser partidos em metades.
Queijos redondos
Os queijos esféricos, como o Edam, devem ser partidos em quartos, podendo-se utilizar de facas especiais para facilitar a operação.
Queijos em forma de pirâmide
A partir do ponto mais alto, deve-se cortar em triângulo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário