terça-feira, 31 de janeiro de 2017

APARECIMENTO DE MICOSES NO VERÃO

É na estação mais quente do ano que algumas doenças aparecem e incomodam quem não se cuida devidamente. O principal alvo dos males de verão é a pele. Um dos problemas mais comuns dessa época são as micoses, que atingem as unhas, a pele e os cabelos. “Elas são causadas por fungos que se alimentam da queratina. O clima é um fator que contribui para o aumento da contaminação por fungos, uma vez que eles se proliferam em ambientes úmidos e quentes”, explica o dermatologista Ricardo Fenelon.
Coceira, ardência, pequenas bolhas de água, vermelhidão, fissuras e descamação na pele são os principais sinalizadores da presença da micose no corpo. Além do desconforto, causa constrangimento, manifesto por pacientes, e pode ser transmitido, principalmente, pela utilização frequente de calçados fechados, úmidos e escuros, andar descalço aos redores de piscina e sauna, o convívio com pessoas contaminadas devido ao contato constante, roupas de banho molhadas durante muito tempo, entre outros fatores.
As micoses podem ser superficiais ou profundas. No primeiro tipo, que é o mais comum e de menor gravidade, os fungos ficam na camada externa da pele, ao redor dos pelos ou das unhas, sem lesar o tecido subcutâneo. Já as micoses profundas são mais graves e mais raras. Elas acontecem quando os fungos se disseminam através da circulação sanguínea e afetam as camadas internas da pele ou outros órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário