terça-feira, 24 de janeiro de 2017

TECENDO VOLÚPIAS

O espetáculo “Tecendo Volúpias”, idealizado pelo grupo brasiliense As Caixeiras Cia. de Bonecas e dirigido pela encenadora e cineasta Catarina Accioly, finaliza o projeto de circulação em Brasília, em curta temporada, com apresentações gratuitas de 9 a 12 de fevereiro, na Sala Plínio Marcos, na Funarte.

A peça, que já passou por Salvador e Porto Alegre, segue para São Paulo de 3 a 5 de fevereiro, no Espaço Sobrevento e finaliza a temporada em Brasília, utiliza o teatro de objetos, o teatro de atores e o cinema como inspiração para um trabalho que explora o encontro do feminino com diversos tipos de volúpia: a sexual, a alimentar, a idílica, a paranoica, a violenta, entre outras. Em cena, três mulheres atrizes coabitam uma casa vazia. A partir da montagem desse espaço íntimo, povoando-o com objetos, as mulheres alternam-se em situações cotidianas e volúpias arquetípicas.  

Na peça são explorados momentos de ruptura onde as atrizes sublimam a utilidade cotidiana do objeto e por meio dessa ressignificação exploram êxtases de sentidos. A elipse cênica e, por consequência, a ruptura por meio de uma nova significação dos objetos, permite que essas mulheres rompam a atividade rotineira em ápices de volúpia. Acontece uma quebra na mesmice de suas vidas que permite a reconexão dessas mulheres com o sagrado arquetípico que está presente no íntimo de cada sujeito.
“O maior desafio foi mergulhar no oceano feminino, desvendar quais tipos de volúpias gostaríamos de experimentar na cena.” Conta a diretora Catarina Accioly. “O trabalho foi desenvolvido a várias mãos: atrizes, eu na direção e o estímulo precioso dos meus parceiros William Ferreira e Luana Proença.” Completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário