quarta-feira, 26 de abril de 2017

TÉCNICA DE LIBERAÇÃO MIOFASCIAL


A prática de exercícios físicos é uma das melhores formas de manter a saúde do corpo de forma geral. Ocorre que, ao exercitar o músculo é necessário prepará-lo. Para isso, a técnica de liberação miofascial vem sendo, cada vez mais, usada e aplicada não só em atletas de alto rendimento como em todos aqueles que desejam maiores e melhores resultados em seus treinos, sem risco.
Considerada um dos métodos de tratamento dos tecidos moles mais antigos da história, a liberação miofascial consiste em uma manobra de bombeamento, um puxar-relaxar sucessivos de um segmento corporal, capaz de atingir todas as estruturas fásciais nele contidas, até as mais profundas. “O tratamento realiza-se em três tempos: tensão, manutenção da tensão e retorno à posição inicial. Tal sequência possibilita relaxamento muscular, melhora da circulação e regeneração articular”, explica o educador físico, Mauricio Peixoto.
Segundo o especialista, a técnica libera as restrições da fáscia (uma estrutura que cobre os tecidos corporais, os separando e os conectando com ossos e articulações), que impendem o movimento livre e, com isso, o exercício passa a ser executado corretamente, não ocasionando desconforto, dores, desequilíbrios musculares e até lesões. “Muitas dessas restrições ocorrem devido aos pontos de gatilho, ocasionadas por estresse, impacto, má postura, excesso de sobrecarga, entre outros. Desse modo, a liberação miofascial é muito utilizada por atletas de alto rendimento e em reabilitações gerais, fazendo com que a recuperação muscular seja acelerada, facilitando o ganho de amplitude de movimentos.”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário