segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

PÉ COM JOANETE

O pé humano é composto por uma série de músculos, ossos, ligamentos, articulações e tendões que, juntos, tem como principal objetivo impulsionar o corpo durante uma caminhada, facilitar a adaptação a diferentes tipos de solo e, principalmente, distribuir adequadamente o peso, mantendo o equilíbrio.
Com tantas funções, é fácil compreender que o pé pode sofrer alterações anatômicas provadas tanto pelo tempo ou como pela genética. E, neste sentido, uma das mais comuns é o joanete, chamado na medicina de hálux valgo.
A principal característica do joanete é a formação de uma saliência óssea na articulação metatarsofalângea do hálux, ou seja, na base do primeiro matatarso (o osso longo que liga os dedos à parte central dos pés), que ocorre quando o dedão sofre um desvio lateral na direção do segundo dedo.
De acordo com dr. Marcos Antônio Vieira, ortopedista da Clínica Cote, essa doença pode causar dores intensas no pé, além da formação de uma proeminência na base do hálux. “O joanete não aparece simplesmente porque uma nova estrutura óssea cresceu, mas por ter havido um desalinhamento entre os ossos e as articulações dos dedos dos pés. E, como consequência, a distribuição do peso nos pés fica comprometida, prejudicando várias articulações”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário