quinta-feira, 20 de outubro de 2016

RECLAMAR DEIXA CÉREBRO PREGUIÇOSO

Ser um reclamão crônico pode afetar sua saúde. A negatividade que esgota suas energias no final do dia prejudica não só o emocional como o físico também. Reclamações constantes criam um gatilho de fuga para o cérebro. A repetição faz com que diante de um problema o primeiro impulso seja de reclamar, deixando para segundo plano procurar uma solução.

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, concluiu que reclamar demais prejudica o funcionamento de neurônios do hipocampo, parte da massa cinzenta que cuida da resolução de problemas, do funcionamento cognitivo e da memória.

“Reclamar acaba sendo a saída mais fácil, principalmente, em uma rotina muito estressante. Os efeitos desse comportamento vai além de prejudicar o convívio social e profissional. O hábito pode causar subterfúgios para desistências e aumentar a irritabilidade diária”, explica a psicóloga Lia Clerot.

A pesquisa também descobriu que muitas das reclamações não têm propósito. Ao invés de entrarem em contato para reportar defeito em um produto, por exemplo, 95% dos consumidores falam mal da empresa para oito a 16 pessoas. O estresse continua do mesmo jeito, sem ao menos ter uma solução

Nenhum comentário:

Postar um comentário